Áreas

10/05/2019 - 09:15

 

A Prodepa recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita dos estudantes do curso técnico de informática da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Vigia de Nazaré, município da região nordeste do Estado.

A visita faz parte do projeto “Programa de Visitas Monitoradas”, iniciativa que tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e a troca de experiências e ideias entre visitantes e os profissionais experientes da empresa. Responsável por receber os visitantes, Ruy Carvalho, da Gerência de Pessoas, explica como a ideia contribuir para a formação dos estudantes. “Esse projeto de trazer visitas técnicas já tem bastante tempo, cerca de cinco anos que a gente faz e é fantástico, os alunos conhecem o que é uma empresa de tecnologia, eu acho que estimula os alunos estudarem, a verem o quanto isso é legal, entender como isso funciona e o quanto é bom trabalhar nessa área.”

Um dos responsáveis por trazer os alunos de Vigia para a visita, o professor Denison Costa, falou sobre a importância desses momentos extra classe para os alunos.  “A gente tenta despertar o lado protagonista do aluno. Eles visitando uma empresa da grandiosidade que a Prodepa é incentiva eles quererem aprender mais, serem inovadores e despertar ainda mais o interesse no curso”, afirmou.

Com 65 anos de atuação a Prodepa acompanhou os avanços da tecnologia desde a década de 50 até os dias atuais. Toda essa história é contada nessas visitas monitoradas gratuitas para os interessadas em conhecer o dia-a-dia da empresa. O passeio é rico em informações e proporciona ao visitante uma visão geral sobre os produtos e serviços da Prodepa ao Estado e ao cidadão paraense. “Eu acho que o projeto maior é trazer pra eles a realidade do que é trabalhar com tecnologia da informação, mostrar que a Prodepa é uma referência na área e que é fundamental que eles absorvam o que a Prodepa faz também pro Estado.” complementa Ruy Carvalho.

A aluna do primeiro ano, Helen Ferreira comentou sobre a experiência da visita. “É a primeira vez que eu participo de uma visita. Estou achando muito legal, é bom saber as coisas de antes, nunca tinha visto uma máquina dessas muito antiga, computadores antigos, gostei muito. Aprendi muita coisa e vou levar muito conhecimento”, disse.

Voltada especialmente a estudantes e pesquisadores da área de TI, a Visita Monitorada também é uma oportunidade de conhecer a área verde da empresa, que se espalha por mais de 90 mil metros quadrados de flora e fauna.

As instituições interessadas em participar do Programa de Visitas Monitoradas devem solicitar agendamento enviando ofício, e-mail ou fac-símile para a Presidência da Prodepa (gabinete@prodepa.pa.gov.br), com pelo menos 10 dias de antecedência.

As visitas monitoradas são realizadas preferencialmente às quartas-feiras.