Áreas

30/10/2019 - 11:15

Momento único de beleza, autoestima, empoderamento e conscientização da

prevenção do câncer de mama para as colaboradoras da Prodepa.

 

A Prodepa promoveu na manhã desta terça-feira (29), uma programação especial do ‘Outubro Rosa’ para alertar as colaboradoras da empresa sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. A palestra foi ministrada pela Diretora em Qualificação da Mary Kay does Brasil, Vanessa Arouck Lourenço, que também é Jornalista, Relações Públicas e ex colaboradora da empresa.

Durante o encontro ela explicou que o câncer de mama é a principal causa de óbitos por câncer das mulheres brasileiras e que o autoexame é a principal ferramenta para detectar precocemente a doença, evitar o desenvolvimento e primeiro passo para a cura. “Nessa ação, a gente tem como finalidade enriquecer a vida das mulheres, promover o empoderamento a partir da autoconfiança, por meio do bem estar, do autocuidado, também na questão da saúde, para que elas possam perceber o quanto são importantes pra si mesmas.”, explica Vanessa. 

Após a palestra de conscientização as colaboradoras participaram de um “Dia de Beleza” com demonstrações e dicas de como fazer a melhor e mais correta maquiagem com aula prática.

Dicas da Palestra sobre Autoexame de Mamas

  • Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres.
  • O ideal é que cada uma conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração.
  • A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o inicio da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
  • A partir dos 40 anos de idade, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia, exame que permite a identificação de lesões não palpáveis. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos). Em todas as faixas etárias podem aparecer nódulos benignos, que também vão precisar de tratamento.
  • Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.