Áreas

08/05/2019 - 16:45

 

A Prodepa realizou na manhã desta quarta-feira no auditório da empresa a palestra “Prevenção do Câncer de Mama - Mastologia e Incentivo à Amamentação” com a mastologista e professora Débora Queiroz, no auditório da empresa.

A programação é uma iniciativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), vinculada ao Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (SESMT) da Prodepa, e contou com a participação das colaboradoras e colaboradores da empresa que tiveram a oportunidade de saber mais sobre cuidados com a saúde para prevenção do câncer de mama, colo e da osteoporose.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase 25% de todos os casos de câncer. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama resulta do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas, hereditárias ou adquiridas.

A mastologista Débora Queiroz explicou a importância do conhecimento e da informação para a promoção da saúde, por meio da prevenção. “Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividades físicas, alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar, que é a prevenção primária”. explicou.

Além disso, ela afirma que a partir dos 40 anos é importante fazer exames regularmente. “Não esquecer de fazer o autoexame pelo menos uma vez ao mês e a mamografia uma vez ao ano, que é a prevenção secundária” completou. 

A colaboradora Ana Cláudia Vieira, do setor de Microfilmagem, reconheceu a importância do incentivo ao autocuidado. “Foi muito importante essa palestra, principalmente para nós mulheres, que muitas vezes estamos trabalhando tanto e esquecemos da nossa própria saúde. Então isso vem dar um incentivo prá gente reconhecer que precisamos nos cuidar, principalmente previnir, tudo aquilo que venha nos deixar doentes” afirmou.

Lea Vânia Macedo, da CIPA, falou sobre o objetivo da ação. “Mostrar um assunto que a gente sabe, convive diariamente mas que a gente acaba relaxando com a gente mesmo na nossa saúde. Então a palestra é para servir de alerta para que as pessoas procurem fazer a prevenção que é muito importante.

Ao final a doutora Débora, agradeceu o convite e parabenizou a empresa pela iniciativa. “Parabenizo a Prodepa porque esse trabalho de conscientização é importantíssimo. A mulher que sabe da importância de um exame, ela vai pensar duas vezes antes de deixar de fazer sabendo da importância daquilo para promover a sua saúde. Essa iniciativa deveria servir de exemplo para todas as empresas”.