SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
02/12/2020 - 13:00

 

O Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal (GTD.Gov) incluiu mais três especialistas da Empresa de Tecnologia do Pará, Prodepa, em seus grupos de trabalho.

O GTD.GOV é uma rede nacional de especialistas em transformação digital dos governos estaduais que busca aplicar boas práticas para acelerar essas transformações. Os especialistas, representando o Estado do Pará, foram aceitos nos núcleos da rede, formada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD). Os colaboradores da Prodepa vão trabalhar pela ampliação dos acessos aos serviços para o cidadão e também na redução de gastos para os governos.

Os novos membros do grupo são os analistas de sistemas Wilfran Cardoso e Elísio Cabral e a Gerente de Projetos e Inovação, Adriana Xisto. Eles, que já trabalham em transformação digital no Estado, passarão a atuar num modelo padrão para ser utilizado em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Adriana Xisto, que está como especialista do Núcleo de Integração e Interoperabilidade do grupo, acredita que será uma experiência muito produtiva para a transformação digital no Brasil.

“É motivador estar participando desse grupo de trabalho que tem como foco planejar e realizar ações para melhorar a entrega de serviços pelos Estados. Espero aprender bastante e contribuir para o sucesso do trabalho, avançando da transformação digital aqui no Pará”, afirma.

O analista de sistemas Elísio Cabral, que também é membro novo no grupo, falou sobre os impactos da transformação digital, principalmente nos gastos públicos. Ele também ressaltou que a Prodepa trabalha paralelamente ao GTD.GOV, no Estado.

“A ideia de transformação digital como um todo no Brasil vai gerar vários impactos na situação de atendimento e agilidade no serviço. Isso vai se refletir no nosso estado, um dos exemplos é Processo Administrativo Eletrônico (PAE), que transformou o que era físico em digital, com mais praticidade e rapidez. A ideia é transformar em outros órgãos. Aqui no estado, trabalhamos paralelamente ao GTD.GOV e nossa ideia é concentrar todos os nossos serviços em um único portal. Em vez de você visitar os sites de outros órgãos públicos, você verá tudo integrado em um espaço. Esse é um dos passos de transformação digital”, comenta.

Wilfran Cardoso, que fará parte do Núcleo de Intragoverno, ressaltou a importância do trabalho em grupo. Para ele, é uma ferramenta importante na troca de ideias para melhores resultados nos projetos.

“As trocas de conhecimento entre os estados são ferramentas poderosas que temos nas mãos, a proximidade de contato entre eles, conhecer as ferramentas utilizadas para tais soluções, com a possibilidade de uma cooperação técnica, é uma coisa ímpar”, coloca.
O Núcleo de Intragoverno é um subgrupo da arquitetura, onde o objetivo é a comunicação interna entre os estados, que facilita as utilizações de ferramentas corporativas, fazendo com que as integrações e ligações entre os estados se fortaleçam e se comuniquem de uma forma bem simples, fácil e confiável.
“Esse projeto nos motiva a cada reunião e faz com que passamos a ter uma mente aberta na tecnologia da informação, trazendo bons resultados e boas soluções ao nosso Estado. O nosso propósito no GTD.GOV é transformar a experiência das pessoas, com serviços públicos, gerando valor de forma simples, próxima e confiável”, ressalta Wilfran.

O GTD.GOV conta com 22 especialistas de todo o Brasil. Reconhecido internacionalmente, a rede foi vencedora do Prêmio Working Group for Digital Transformation na categoria Digitising Public Services, pela organização Global Public Service Awards.

 

Texto: Juan Pereira

Supervisão: Luiz Flávio Costa / Gabriela Dutra

Foto: Comunicação Prodepa