SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
14/12/2020 - 10:45

 

Nesta quinta-feira (10) foi realizado, na PRODEPA, o I Webinário Feminino PMPA CBMPA, que debateu sobre os desafios e avanços do efetivo feminino dentro das corporações da Polícia Militar do Pará (PMPA) e Corpo de Bombeiro Militar do Pará (CBMPA). O evento teve transmissão via streaming da PRODEPA.

O evento contou com 8 palestrantes, de instituições garantidoras de direitos, instituições militares e efetivo feminino, para tratar dos desafios e avanços recorrentes nas instituições militares do Pará, que discutiram novas formas de garantia de igualdade de gênero e de direito profissional dentro dessas corporações.

O webinário foi realizado no ProTV, o serviço de live streaming da PRODEPA em full HD e contou com duas salas para acompanhar o seminário online. O evento teve 3 horas de duração.

 

 Juan Pereira/PRODEPA
Foto: Juan Pereira/PRODEPA

 

Flávio Alves, Gerente de Divisão de Ferramentas de Apoio falou sobre a importância do ProTV para a realização de eventos como o webinário.

“No sentido de evoluir o projeto e com o advento do I WEBINÁRIO FEMININO PMPA E CBMPA realizado na sexta-feira, desenvolvemos e lançamos uma nova plataforma composta por um sistema de gerência de eventos e inscrições, com estatísticas de acessos as múltiplas salas que podem ser transmitidas simultaneamente via web, agregando valor ao produto ProTV”. Comenta Flávio.

O serviço de live streaming da Prodepa permite a transmissão de eventos como: jogos de futebol, seminários, reuniões, conferências, webinários, coletivas de imprensa e toda e qualquer transmissão ao vivo pela Internet.

Para a coronel da PMPA e Comandante de Polícia Ambiental, Keyla Rocha, o seminário on-line foi uma experiência de troca de ideias para melhor atender as mulheres das corporações militares do estado do Pará.

“O webinário trouxe a oportunidade, tanto de pessoas de fora quanto de pessoas da corporação, de participarem deste feito e para ouvir um pouco mais do que é nossa realidade. As mulheres não são de fato o sexo frágil, mulheres são guerreiras. Esses espaços, vão permitir que a sociedade participe desses avanços.” afirma Keyla.

A Tenente Coronel do CBMPA, Gabriela Gomes, o evento teve uma grande importância para romper a disparidade de gênero dentro das corporações militares do Pará, tendo em vista, os discursos que deixam a entender que mulheres são inferiores aos homens, principalmente quando se trata de força física.

“A importância é justamente romper com essa disparidade de gênero. Porque essa disparidade, geralmente em falas que ouvimos, relaciona a competência da mulher à força. Como se fosse a força a principal característica para que as mulheres pudessem assumir os diversos papéis nas organizações militares. Isso já foi refutado, inclusive cientificamente. Por isso, a mulher desde que ela queira, ela tem competência e pode ocupar todas as funções nas organizações militares.” pondera Gabriela.

A PRODEPA e seus colaboradores ganharam certificado ao final do evento, pela qualidade no serviço e por atender com excelência no serviço prestado através do ProTV.

Texto: Juan Pereira
Supervisão: Gabriela Dutra
Foto: Juan Pereira/Prodepa