SEGUP | Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social | www.segup.pa.gov.br
10/06/2021 - 16:30

 

Na tarde desta quarta-feira, 9, a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) fez uma apresentação sobre o Programa Ter Paz, do Governo do Pará, no auditório da Empresa de Tecnologia, Informação e Comunicação do Pará (Prodepa). No encontro, o coordenador do Núcleo de Relações Institucionais da Seac, Julio Alejandro Quezada Jélves, mostrou como vão funcionar as Usinas da Paz (UsiPaz). 

O TerPaz é uma articulação de políticas públicas de inclusão social que secretarias, fundações e órgãos da administração direta e indireta desenvolvem através de programas e projetos organizados em 7 Eixos Temáticos, dentre eles, está o eixo da Tecnologia e inclusão digital, que é desenvolvido em parceria com a Prodepa. 

As Usinas da Paz, são frutos de parceria público-privada e estão em construção na Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Estado. As Usipaz serão  complexos de promoção de serviços culturais, sociais e esportivos e com serviços digitais. 

Julio Alejandro Jélves, enfatizou que a parceria entre a Prodepa e Seac, nesse eixo, que envolve o acesso à internet e serviços digitais, é fundamental para o desenvolvimento do Programa TerPaz e na instalação das Usinas da Paz. “É muito importante estreitar as relações com a Prodepa, isso faz um diferencial enorme, amplia o acesso da comunidade às diversas áreas, as informações e os cursos oferecidos pelo TerPaz. Essa inclusão digital e social se faz pela mão da Prodepa”, declarou. 

Além dos diretores e gerentes da Prodepa, estavam no encontro, representantes  da Diretoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC) da Prefeitura de Parauapebas, ligada a Secretaria Especial de Governo do município, que tiraram dúvidas a respeito do Programa TerPaz e da UsiPaz, que também está em processo de implantação no município. 

Parceria reconhecida 
Ao final de sua participação,  Júlio Jélves entregou ao gerente de Projetos de Cidadania da Prodepa, Tiago Cardoso, um termo de reconhecimento que destaca o trabalho que a empresa tem prestado ao Ter Paz.
“A visita do Ter Paz a Prodepa, para nós é muito gratificante, porque dá o resultado das ações que a empresa vem realizando em apoio a esse programa de Governo”, pontuou Tiago. 

A Prodepa trabalha com os sistemas de gestão das Usinas e dos territórios e também disponibilizou o site do Ter Paz e está trabalhando em um aplicativo para o programa. Além disso, vai conectar todas as usinas com banda larga e o Wi-Fi.

 

Texto: Andrei Sampaio Soares

Supervisão: Gabriela Dutra

Foto: Andrei Sampaio Soares/PRODEPA