Evento valoriza projetos de inovação e empreendedorismo

 
O reitor da Uepa, Clay Chagas, participou do evento e destacou que o empreendedorismo cria um leque de oportunidades, emprego e renda.
 
Um encontro marcado pela troca de conhecimentos, para transformar ideias inovadoras em negócios. Assim foi o Decola Day, evento realizado ao longo da terça-feira, 29, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, que reuniu estudantes de graduação, docentes e técnicos da Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de alunos de escolas públicas de ensino médio regular e profissional do Estado. 
 
A programação envolveu painéis e contou com palestras de referências nacionais no empreendedorismo: Tiago Silva, conhecido como Mochileiro pela Educação, e Davi Braga, CEO da Jovens Empreendedores. O Decola Day foi destinado aos participantes dos 60 projetos de inovação empreendedora selecionados na primeira fase do Edital do Programa Decola, iniciativa desenvolvida pela Uepa, com financiamento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que também conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA). 
 
Estiveram presentes no painel de abertura do evento o reitor da Uepa, Clay Chagas; a vice-reitora da instituição, Ilma Pastana Ferreira; o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), Felipe Chamma; a coordenadora do Programa Decola, Natácia Silva; o secretário adjunto da Sectet, Adejarde Cruz; e o gerente da Unidade Sesc Ver-o-Peso, Edicarlos Matos. Também participaram de um dos painéis do encontro o gerente adjunto da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae, Renato Coelho, e a gestora estadual do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, Isabelle Eleres.
 
Os gestores ressaltaram a importância da parceria para desenvolver os ecossistemas do empreendedorismo e da inovação na Universidade e na sociedade paraense. Segundo Clay Chagas, empreender “cria um leque de oportunidades, emprego e renda, além de melhorar a vida das pessoas”. O empreendedorismo é uma das ações incentivadas pela reitoria da Uepa, como ressalta Ilma Pastana: “Estamos há um ano e meio à frente da gestão e acreditamos que a Uepa já fez muito pelo empreendedorismo. Hoje é um grande momento em que a Universidade oportuniza o encontro de todos os times empreendedores e também possibilita um momento de networking, para que possamos conhecer pessoas, projetos e regiões. O evento está sendo maravilhoso”. A vice-reitora da Uepa é tutora de um dos projetos contemplados pelo Edital do Programa Decola. “O projeto que integro vai atuar com o empreendedorismo voltado ao lado social, junto a prefeituras, pois iremos trabalhar a educação permanente em saúde”, destaca. 
 
Inovação - O estudante do quinto semestre do curso de Enfermagem da Uepa, Deivison Souza, também faz parte do projeto orientado pela professora Ilma Pastana. De acordo com ele, o objetivo é oferecer uma consultoria aos gestores municipais de saúde, com a realização de um diagnóstico situacional das localidades. “Por meio desse serviço, buscamos auxiliar os gestores nas áreas que mais precisarem, como por exemplo na questão neonatal, contemplando estratégias de saúde da família, ou ações para idosos, prestando cursos e educação continuada para a gestão dessa localidade que demandou nossos serviços”, explica Deivison.
 
Além de desenvolver serviços na área da saúde, o Programa Decola também incentiva a elaboração de produtos e processos inovadores nos âmbitos da educação, engenharia e tecnologia. Graduando do sétimo semestre do curso de Tecnologia de Alimentos da Uepa, do Campus XVIII de Cametá, Gil Prestes foi selecionado no edital com um projeto sobre a torrefação do caroço de açaí, sob orientação do professor Diego Aires. 
 
“Nossa ideia é trabalhar torrando o caroço de açaí e, posteriormente, transformá-lo em bebida, abordando assim a sustentabilidade do resíduo. O caroço de açaí pode ser reaproveitado pelos próprios batedores do fruto. Dessa forma, buscamos agregar valor econômico, social e desenvolver produtos à base dessa bebida. Estamos fazendo análises sensoriais e físico-químicas para descobrir as propriedades benéficas do produto. O Pará está sendo pioneiro nessa área de pesquisa”, detalha Gil Prestes.
 
O estudante demonstra gratidão pela oportunidade que o Projeto Decola oferta: “Agradeço a todos os colaboradores que fazem parte da Uepa. Sem essa iniciativa, a gente não conseguiria desenvolver o nosso projeto, que agrega valor não só para os alunos, mas para toda a sociedade”. 
 
De acordo com a coordenadora do Programa Decola, Natácia Silva, no total, integrantes de 20 campi da Uepa tiveram projetos contemplados, além de alunos do Programa Forma Pará. “Estamos presentes em todas as regiões de integração paraense, com propostas voltadas para a saúde, educação, na parte da licenciatura, assim como da engenharia e da tecnologia. Então, é um projeto muito amplo, que abrange toda a nossa Uepa”, afirma. 
 
Após o Decola Day, os participantes dos projetos terão um cronograma de mentorias e entrega de atividades. Posteriormente, serão selecionados 20 entre os 60 projetos de iniciação empreendedora contemplados pelo Edital do Programa Decola. “As melhores propostas serão incubadas e transformadas em startups, para podermos desenvolver todo o ecossistema. Esses times estarão prontos para ir ao mercado de trabalho. Sairão da graduação com a sua empresa, para melhorar a vida deles e a vida de outras pessoas”, conclui Natácia Silva.
 
Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Carlos Borges (Sebrae) e Monique Hadad (Ascom Uepa)