Projetos de atividade física com inscrições abertas no Campus III

 
Projetos como o Cardioforça e o Neuroforça são realizados por meio do Laboratório de Exercício Resistido (Leres)

 

Estão abertas inscrições para os projetos Cardioforça, Neuroforça, Consultório do Exercício, e para o Laboratório de Atividade Física Adaptada (Lafad), todos desenvolvidos de forma gratuita pelo curso de Educação Física do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Campus III. Os projetos atendem o tripé da universidade de ensino, pesquisa e extensão atendendo a comunidade e com a participação de alunos da graduação de educação física.

O Neuroforça é um projeto de extensão voltado para o estudo dos efeitos da atividade física como a musculação no organismo humano e atende pessoas com mais de 40 anos acometidas por doenças neurodegenerativas como doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), enquanto o Cardioforça é voltado para adultos cardiopatas de qualquer idade. Já o Consultório do Exercício é um projeto novo criado para atender indivíduos com diferentes condições físicas, como pessoas portadoras de lombalgia, problemas articulares de joelho e ombro, condromalacia patelar e algumas cardiopatias e neuropatias.

Desenvolvidos pelo professor Alexandre Maia, os projetos Cardioforça, Neuroforça e Consultório do Exercício, são realizados por meio do Laboratório de Exercício Resistido (Leres) e oferecem 20 vagas para cada projeto. De acordo com o professor Alexandre, o Consultório do Exercício traz uma nova abordagem de poder contar também com exercícios adaptados de forma domiciliar e tem como objetivo o recondicionamento físico musculoesquelético para cardiopatas, neuropatas, entre outros. "Por meio do Consultório do Exercício, estas pessoas serão atendidas no Campus III, onde serão prescritas atividades físicas para fazer em casa e será feito um acompanhamento mensal. Não há limite de idade para os participantes". Para inscrições e maiores informações deste três projetos, os interessados devem ter laudo específico com a condição e entrar em contato com o professor Alexandre Maia pelo telefone (91) 99381-0304 para a triagem dos interessados.

Inclusão - As matrículas também estão abertas no Laboratório de Atividade Física Adaptada (Lafad) para crianças e adolescentes de três a 16 anos com obesidade, asma, autismo (TEA), Síndrome de Down, deficiência visual ou auditiva. Coordenado pela professora Simone de La Rocque, o Lafad visa estimular os aspectos motor, cognitivo, afetivo e social dos participantes e atua com diversas modalidades físicas como ginástica, dança e esportes, voltadas para a inclusão deste público infanto-juvenil. No momento, o projeto Lafad está com 30 vagas disponíveis e os responsáveis devem apresentar laudo. As inscrições podem ser feitas às terças e quintas, nos turnos manhã (8h às 12h) e tarde (13h30 às 17h30) no Campus III/Educação física,  localizado na Av. João Paulo II, nº 817, bairro do Marco, em Belém.

Texto: Diane Maués, jornalista (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - Uepa)
Foto: Arquivo e Laís Teixeira (Arquivo/Ascom Uepa)